Confira, com Edenilso Rossi Arnaldi, os benefícios da utilização de drones na construção civil

Não é nenhuma novidade que a tecnologia tem contribuído imensamente para a praticidade e eficiência dos mais diversos setores de trabalho — e dentro do ramo da construção civil não é diferente. Além das tradicionais máquinas nos canteiros de obra, dos computadores, softwares, plataformas digitais e de tudo mais que, hoje, já são presença habitual na área da construção, há uma “novidade” que tem ganhado força atualmente — os drones. Quem fala mais sobre o assunto é o empresário do ramo da construção, Edenilso Rossi Arnaldi, que também é o fundador e presidente da Sial Engenharia.

Os drones no campo da construção

Drones são um tipo de Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) que, dentro do setor da construção civil, tratam-se de uma ferramenta estratégica para as empresas. Eles contribuem, especialmente, para melhorar aspectos como a precisão, a produtividade e a praticidade nos canteiros de obras, salienta Edenilso Rossi Arnaldi.

Nesse sentido, tais equipamentos são capazes de executar diversas tarefas, começando pelo auxílio nas etapas iniciais de todo o processo de construção. Em termos de levantamento topográfico da área envolvida, por exemplo, esses veículos tornam o trabalho mais prático e ágil, visto que reduzem a necessidade de deslocamentos de equipe.

A maior precisão no levantamento de grandes áreas é outro dos benefícios do uso de drones nos canteiros de obras, além da maior praticidade no processo de coleta de imagens e demais dados. E, claro, vale lembrar, que quanto mais dados e informações precisas forem colhidas, melhor direcionados e certeiros serão os investimentos do projeto. Sendo assim, reforça Edenilso Rossi Arnaldi, quando se usa os drones na construção civil, também se ganha em qualidade e segurança no que diz respeito aos investimentos.  

            O fundador e presidente da Sial Engenharia salienta, ainda, que não se pode esquecer que os drones chegam, com facilidade, a lugares que seriam de pouca ou nenhuma acessibilidade para as equipes de trabalho.  Além disso, também estão entre as vantagens de utilizar essa ferramenta na construção civil: 

  • A maior praticidade em termos de vigilância, fiscalização e monitoramento aéreo das obras;
  • A maior facilidade em mapear as áreas necessárias;
  • A maior facilidade para verificar o progresso e evolução das obras; e
  • A maior qualidade da documentação visual de todo o processo.

Esses, contudo, são apenas alguns dos benefícios do uso de drones nos canteiros de obras — visto que eles vão sendo percebidos cada vez mais conforme se introduz o equipamento nos processos de construção, frisa o empresário do ramo, Edenilso Rossi Arnaldi. E, claro, todos os ganhos proporcionados pelos Veículos Aéreos Não Tripulados também são capazes de reduzir bastante o intervalo de tempo entre o início e a entrega de uma obra para o cliente, por exemplo. 

Todavia, Edenilso Rossi Arnaldi também acentua que, para que se possa usufruir ao máximo da utilização dos drones na construção, é preciso levar em consideração as necessidades específicas da obra ou da empresa em questão — e, desta forma, optar pelo melhor modelo do equipamento. Ou seja, aquele que possui as funcionalidades necessárias para tal projeto e, assim, é capaz de entregar os resultados desejados.

Resumindo, dentro dessa linha, é essencial estabelecer uma boa relação custo-benefício, para que, ao invés de vantagens, a introdução dos drones não se torne um prejuízo para empresa, completa o fundador e presidente da Sial Engenharia, Edenilso Rossi Arnaldi.