Confira, com Edenilso Rossi Arnaldi, cinco tendências para este e para os próximos anos da construção civil

Como nos mais diversos setores, a área da construção civil também está em constante evolução. Nesse sentido, existem algumas tendências para este e ano — e que, provavelmente, seguirão fortes nos próximos anos também. Quem reporta algumas delas é o empresário do ramo da construção, Edenilso Rossi Arnaldi — fundador e presidente da Sial Engenharia. Acompanhe!

  1. As construções modulares e pré-fabricadas

Há tempos já se fala em construções modulares e pré-fabricadas no ramo da construção — que é quando o mais “pesado” da obra é realizado previamente, ou seja, fora do local onde ela será, de fato, finalizada.

. A categoria se trata de uma alternativa tanto econômica, quanto ágil, segura e sustentável em termos de construção civil.

Falando em sustentável….

  • A sustentabilidade

A sustentabilidade é mais que uma tendência — é uma necessidade do mundo, e não é de hoje que precisa ser aplicada em qualquer área, inclusive no ramo da construção civil.

Nesse sentido, Edenilso Rossi Arnaldi cita alguns exemplos de projetos, como os voltados:

  • À eficiência energética;
  • Às baixas emissões de carbono e demais poluentes do meio ambiente;
  • À reciclagem de materiais, dentre outros.

Dentro dessa linha, pode-se citar, também, o uso de energias limpas e renováveis, acrescenta o empresário do ramo da construção. Vale frisar que a sustentabilidade se trata, ainda, de um diferencial de mercado.

3)    As tecnologias de percepção de realidade

O uso de tecnologias de percepção de realidade, como as de realidade virtual, aumentada ou mista, por exemplo, tem sido muito útil aos arquitetos e suas equipes de construção em termos de detecção e correção de erros, bem como de aprimoramento de projetos.

Outro exemplo, aqui, é a conhecida como Building Information Modeling (BIM), uma tecnologia capaz de modelar uma edificação de maneira interativa, com visão tridimensional do projeto. O uso dessa ferramenta dá aos engenheiros de uma construção a possibilidade de eles, justamente, antecipar possíveis problemas da obra em questão — assim, os impasses ficam claros ainda na fase de planejamento. Desta forma, também, é possível realizar orçamentos bem mais precisos para o projeto — com valores mais certeiros, principalmente no âmbito da necessidade de investimentos.

  • Os drones

Atualmente, os drones têm sido uma ferramenta amplamente usada pela sociedade tanto quando o assunto é diversão quanto quando é trabalho. Na construção civil, eles se tornam eficientes, especialmente nas etapas iniciais de todo o processo, salienta Edenilso Rossi Arnaldi. No que se refere à parte topográfica, por exemplo, os drones são capazes de levar mais praticidade à atividade — o que significa menos trabalho e menos necessidade de locomoção para toda a equipe, bem como mais precisão em termos topográficos.

  • A automatização e a inteligência artificial

Cada vez mais, ganha força o uso de máquinas, de robôs e da inteligência artificial nos canteiros de obra — nesse caso, especialmente em processos mecânicos e repetitivos. Isso traz agilidade para os projetos, bem como reduz custos e as possibilidades de erro humano.

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de acompanhar o blog de Edenilso Rossi Arnaldi — fique por dentro de mais assuntos sobre o setor da construção civil no Brasil!